Eu sou workaholic
O termo workaholic vem de work = trabalho misturado com a palavra alcoholic = alcoólico, fazendo referencia ao vicio em álcool. Então workaholic é o viciado em trabalho.
Existe um culto sobre o vicio em trabalho, e por algum tempo eu também achava legal dizer “Eu sou workaholic“. Com o passar do tempo eu percebi que isso não é algo para se gabar, pois todo o vicio é ruim e apesar de parecer algo produtivo, ele causa problemas na sua vida, assim como outros vícios.
Existe uma frase interessante, que eu usei como um mantra pra seguir minha vida, você já deve ter ouvido ela ao menos uma vez na sua vida:
“Trabalhe com o que gosta e nunca terá de trabalhar”
Eu pude comprovar essa frase como verdadeira, até perceber que outra frase oposta a essa também é muto verdadeira:
“Faça do seu hobby sua profissão e perca seu hobby“
Eu amo trabalhar com desenho e criação, e por conta disso eu quero continuar produzindo e criando sem parar. Me atolando em projetos atras de projetos e não percebendo que eu sou uma pessoa só. Não da pra fazer tudo isso e ainda aproveitar a vida, descansar, curtir um pouco e relaxar.
O trabalho que você gosta vira também uma obsessão e você se cobra mais do que devia. Quando se trabalha por conta própria, quando se tenta construir algo, seu trabalho esta sempre com você, a não ser que você escolha deliberadamente se desligar dele, o que é muito difícil, ainda mais quando se gosta do que faz.
Em empregos comuns você tem um horário de trabalho, entra X hora e sai Y hora, depois de bater seu ponto, você está LIVRE para ser e fazer o que quiser e dane-se a empresa, a companhia a loja etc. Claro que em cargos de gerencia e de maior responsabilidade isso vai diminuindo, e o trabalho começa a fazer cada vez mais parte da sua vida pessoal e a interferir nela. Acredito que a isso se deve o tão falado atualmente BURNOUT DOS YOUTUBERS que transformam sua vida pessoal em trabalho.
Quanto menos distinção existe entre você e seu trabalho, mais difícil é se manter livre do estresse padrão que todo tipo de trabalho envolve. É claro que ao trabalhar com o que se gosta esse nível de estresse é reduzido muitas vezes, mas também acho bem difícil alguém ser workaholic em algo que não gosta, é como ser viciado em uma comida que se tem nojo. Talvez exista, mas me parece estranho, mas hey, a humanidade é estranha, estamos aqui pra isso!