Recentemente assisti Shazam no cinema e gostei muito do filme, era tudo que esperava desde que vi o trailer. O filme é muito divertido e tem um roteiro e construção bem funcionais na minha opinião. Ao longo deste post, listarei os motivos pelo qual eu acredito que seja um bom filme e o que nós, autores, podemos aprender com ele.
Sempre gostei do Shazam desde um episódio de Liga da justiça sem limites no qual ele confronta o Superman. Aquele episódio foi a única coisa do Shazam que eu vi, além do personagem dele em Injustice. Então eu não carrego o peso de todos os quadrinhos dele, e talvez isso seja muito bom.
PROPOSTA
Acho que a palavra foco para se tratar do filme Shazam e pelo qual ele não é somente funcional, mas bom realmente, é proposta.
Quando se cria qualquer coisa, você deve ter um objetivo em mente, no caso de uma história, você também deve ter isso em mente, o que sua historia irá comunicar? Quem será seu público alvo? Qual a proposta do seu projeto?
Shazam tem a proposta de ser um filme leve, engraçado e para toda a família. Tanto que o tema central do filme é família, e ele aborda isso de uma maneira muito bem feita, nada inovadora, mas muito bem feita ainda assim. Ele cumpre este objetivo maravilhosamente, o filme não tenta te fazer refletir muito, não tenta te deixar chocado ou empolgado com cenas de ação grandiosas e, apesar de dar uma motivação genuína para o vilão, não tenta em nenhum momento te convencer de que ele não é um vilão. Tudo isto esta dentro da PROPOSTA do filme.
Se alguém não gostar de algum destes aspectos, tem mais a ver com a expectativa da pessoa do que com o que o filme prometeu. Ele cumpriu sua promessa, se você esperava mais que isso, talvez a culpa seja sua e não do filme.
A questão é que ter uma proposta em mente e comunicá-la de forma clara para seu publico irá atrair pessoas que irão de fato gostar do seu projeto (se ele for bem feito é claro) pelo que ele é. É certo que delimitar as fronteiras do seu projeto irá afastar algumas pessoas que não gostam daquele tipo de proposta, de abordagem, etc. Porém este tipo de pessoa ao mesmo tempo seria exatamente a pessoa que não gostaria e que não poderia te dar nenhuma crítica construtiva a respeito do seu trabalho.
Logo ter uma proposta bem definida, é algo que vem antes de qualquer historia, de qualquer personagem e de qualquer planejamento