HEY galera! RETROSPECTIVA 2015
Começou 2016, todo mundo costuma fazer uma retrospectiva do ano anterior (2015) falando sobre os maiores acontecimentos e noticias do ano, sites nerds falam sobre os lançamentos de filmes, livros, seriados, quadrinhos e games, sites de cultura pop japonesa falam sobre os animês e mangás de sucesso lançados e por aí afora. O Instinto Mangaká não podia ficar de fora, mas vamos fazer uma pequena retrospectiva que ninguém mais fez, como nosso tema aqui é a criação, produção e publicação de mangás autorais, vamos falar exatamente sobre isso. Vamos ver o que aconteceu em 2015 de relevante para nós produtores de quadrinhos aqui no Brasil!
PUBLICAÇÃO
Primeiro tivemos o lançamento de mais um canal de publicação e divulgação de mangás nacionais, o “Heróis no Papel“, site que reúne uma coletânea de autores independentes nacionais que trouxe como objetivo a divulgação dos mangás produzidos no Brasil, e formulando um modo de arrecadação ode doações para os autores das obras por parte dos fãs. Site no qual eu participo com vários de meus próprios mangás, e já fui inclusive convidado a participar do podcast do Heróis no Papel, o HNPcast, que vocês podem conferir nesse link
Ainda entre canais de publicação tivemos uma proposta de venda de HQs nacionais on demand chamado Comix TRIP, o aplicativo para smartphones tinha tudo para dar certo, mas infelizmente, devido à talvez desinteresse do publico, entre outros problemas, acabou por ser fechado, então foi o nascimento e encerramento de uma boa proposta.
Mas 2015 marcou também o nascimento de um gigante, o Social Comics que também é um aplicativo, além de site, que tem como proposta a venda de obras nacionais e internacionais em mídia digital, porém de uma forma diferente ao on demand (que realiza a venda a preço de capa), o Social Comics trabalha com assinatura mensal, com um valor relativamente barato, você pode ler quantas obras quiser, e se você é um produtor, pode publicar quantas obras quiser e receber seus royalties por página lida. O Social Comics está crescendo muito rápido e com certeza vai ser cada vez mais concorrido ganhar algum espaço lá dentro, então se você tem alguma obra, corra enquanto é tempo! Eu já tenho algumas minhas lá! ^^
Esse ano tivemos a volta do grupo mais popular de lançamento de mangás nacionais já existente, a galera da revista online Conexão Nanquim retornou com um novo projeto chamado Lámen, agora não mais com uma revista, mas sim com um site (de mesmo layout que o meu, por sinal ¬¬) com várias obras disponíveis para leitura online! E eles estão aceitando envio de novas obras, então se você quer ter seu trabalho publicado num lugar com bastante visibilidade, uma equipe e parceiros muito profissionais dá uma conferida no site deles, e veja os termos para envio de obras!
CONCURSOS
Vamos falar agora um pouco dos concursos que rolaram esse ano. Tivemos as segundas edições do concurso Brazil Manga Awards da editora JBC e do Concurso de Mangá Nacional do Núcleo de Histórias em Quadrinhos, é sempre muito bom saber que existem grupos assim investindo na produção nacional de quadrinhos, sobretudo mangá que sofre tanto preconceito até por parte dos próprios artistas e quadrinistas. E já sabem se essa é uma segunda edição dos concursos, isso só significa que as primeiras edições deram certo. Ou seja, acho que podemos esperar 3ªs edições em 2016! Vamos torcer! ^^
Tivemos o lançamento do volume 2 da coletania 321 fast comics, totalmente produzida por uma brasileiro e financiada através de crowndfunding pelo catarse. E esse acontecimento está aqui pois ele foi lançado junto com um concurso para 3 vagas de HQ’s (dentro dos termos do concurso) para participar da revista. E o concurso reuniu muitos criadores brasileiros! O projeto foi um completo sucesso, assim como o volume 1 da coletânea.
Mais um sinal do grande reconhecimento que o mangá nacional está ganhando, tivemos o lançamento oficial de QUACK (um dos vencedores do BMA 2014) pela editora DRACO que abriu as portas para envio de materiais para publicação. O que é excelente pra qualquer um que tenha um projeto, e esteja disposto a publicá-lo contratualmente, e possivelmente trabalhar com isso.
EVENTOS
Na lista de eventos tivemos um FIQ muito especial no ano de 2015 que reuniu tantos autores independentes que garantiu uma matéria no G1 falando sobre o evento e sobre o mercado nacional de produção de HQs, é a grande mídia reconhecendo nosso esforço galera. Vamos todos trabalahr duro para que isso ganhe cada vez mais espaço!
A Comic Con Experience tem se mostrado atualmente o maior evento de quadrinhos do Brasil, e um evento que, apesar das varias atividades relacionadas a séries, jogos e filmes, reservou uma ala muito vasta e importante para os produtores, o artist alley da CCXP conta com convidados internacionais e nacionais de grande sucesso. É a chance que você tem de conhecer aquele ídolo e quem sabe apresentar um pouco do seu próprio trabalho para eles! (sem ser chato e insistente rs)
EXTRAS
Tivemos ainda um novo apoio para o financiamentocoletivo, que sabemos é a forma mais simples de qualquer autor independente fazer uma tiragem impressa da sua obra, o Catarse que é um dos maiores sites de crowndfunding aqui no Brasil fez parceria com o Universo HQ, que é o maior site de conteúdo voltado para histórias em quadrinhos no Brasil. Com essa parceria, as chances de sua obra ser financiada aumenta muito pelo alcance de publico que o Universo HQ possui. Mais uma ótima noticia para nós quadrinistas!
E por ultimo, para todos aqueles que sonham em ir para o Japão, tivemos a pequena matéria da BBC falando sobre um brasileiro (puro/sem descendência) que está morando no Japão e produzindo mangá por lá, para uma revista de negócios. Isso é um fator motivacional indiscutível para qualquer um que tenha o mercado japonês como objetivo! É a prova viva de que é possível. Nós tentamos contato com ele, e estamos aguardando resposta para uma curta entrevista, para poder mostrar pra vocês um pouco da historia dele, vamos todos torcer para que ele aceite a proposta! ^^
Esses foram os acontecimentos de 2015 relacionados e relevantes para nós, criadores e produtores de quadrinhos. Se estiver faltando qualquer acontecimento ou tiver alguma informação errada no post, por favor comentem e contribuam para melhorar o Instinto Mangaká, pois sempre estaremos tentando melhorá-lo para vocês. Muito Obrigado por esse ano junto conosco pessoal! Conto com vocês este ano também! ^^
Até o próximo post!