Por que os Brasileiros NÃO terminam seus Mangás?


Talvez você já tenha reparado isso, mas a maioria dos brasileiros não consegue fazer um mangá do começo ao fim, vamos discutir o porquê disso e, principalmente, como evitar esse destino.

Eu sou Jayson Santos e sou autor de vários mangás publicados e um em publicação. Saber disso tem a ver com nosso tema de hoje, porque é a experiência que tive fazendo todos esses mangás que vai me ajudar a responder essa pergunta e te ajudar a evitar o segundo maior erro que um autor iniciante pode cometer. Que é abandonar seu mangá. Quer saber qual é o erro número 1? Então continua lendo aqui!

Brasileiros que querem fazer mangá tem como referencia séries japonesas, estas geralmente POPULARES e LONGAS.

  • Vamos aos exemplos principais:
    • CDZ: 246 capítulos.
    • Dragon Ball: 519 capítulos.
    • Naruto: 700 capítulos.
    • One Piece: 1060 e contando…

Em suam, brasileiros querem criar series longas, porque é isso que nós reconhecemos como mangá, mas existem alguns pontos que devem ser ditos sobre isso, 2 pontos na verdade.

  • NENHUM mangaká começou com sua serie longa.
  • Os mangakás VIVEM da produção de seus mangás.

Vamos destrinchar esses pontos:

  • Ponto 1 – Todos esses mangakás começaram produzindo historias fechadas curtas, onde eles ganham experiência e provam sua habilidade para sim poderem começar uma serie, que nao tem como objetivo ser longa, ela so é longa porque ela mantem popularidade entre os leitores durante um longo período de tempo.

  • Ponto 2 – Mangakás podem fazer series longas porque eles vivem disso e fazem isso o dia todo, porque esse é o trabalho deles, eles contam com o suporte de editores e assistentes para serem capazes de produzir 1 capitulo por semana. E assim em 1 ano ter mais de 50 capítulos prontos. Tendo de fazer seus mangás sozinho e tendo de ter um emprego no geral um brasileiro vai conseguir fazer 1 capítulo por mês (ou menos) e vai ter 12 capítulos por ano. Ambos trabalhando durante 5 anos em seus mangás terão respectivamente:
    • japonês: 260 capítulos.
    • brasileiro: 60 capítulos.

Analisando assim fica clara a diferença e o motivo de ser tão difícil para um brasileiro conseguir fazer seu mangá do começo até o fim.


Mas existe saída.

Você que tem vontade de fazer seu mangá pode estar confuso agora, pensando que é impossível para um brasileiro conseguir fazer um mangá do começo ao fim. Mas existem sim formas de contornar esses problemas e poder escrever a palavra “FIM” no canto inferior da última página do seu mangá.

Confira o video para saber mais:

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.