HEY galera,
Se você entrou nesse artigo é porque você tem duvidas sobre o que é sangria, e para que serve não é mesmo? Eu já tive essa duvida e ela levou muito tempo para ser sanada, até porque apesar de eu tê-la não costumava pesquisar sobre para aprender (não façam isso).
Quando você vai produzir uma página da sua obra, e esta poderá algum dia ser enviada para impressão, você pode acabar tendo de lidar com sangria. Então, o que é essa maldita sangria?
Quando você pega um papel próprio para quadrinhos (comic paper), que vem com margens e marcações você pode observar varias linhas, estas são marcações de onde você “deve” fazer cada coisa da sua HQ, limite para introdução de balões, caixa de desenho e margem de corte.
Para entender melhor esta parte você deve ver o post:
Entendendo as marcações em papel para quadrinhos
Para falar de sangria devemos falar da margem de corte, ela se refere (como o nome já revela) o limite da folha que será cortado, tudo o que está fora desse limite será tirado, restando o conteúdo do interior, é mais fácil visualizar a partir da imagem:
Quando você quer fazer uma cena no seu mangá no qual o desenho irá alcançar a borda da folha, ou seja, sair da caixa de desenho e ultrapassar a margem de corte, chamamos isso de sangria.
“Sangria são desenhos vazados da caixa central que atravessam as marcações até a borda da página”
Você pode perceber a diferença neste exemplo:
No exemplo você pode ver que o desenho ultrapassa a margem de corte, ocupando o espaço da sangria, isso é chamado de Desenho Sangrado.
Então resumindo:
SANGRIA é a área após a margem de corte da folha, que será excluída no processo de impressão da página.
Nessa situação você pode se perguntar: “Mas se a partir da margem de corte o desenho não sairá, por que eu devo fazer meu desenho sangrado ultrapassar essa margem?”
Bem, existem dois motivos para isso. O primeiro se deve ao fato de que, ao imprimir, as máquinas possuem um grau de erro, que pode variar em alguns milímetros, isso significa que sua página vai sair descentralizada ou levemente torta, isso é normal, todo lugar ocorre isso, e é exatamente para isso que existe uma margem de corte. Com essa delimitação, e com o desenho sangrado ultrapassando essa delimitação você garante que, mesmo se a página sair torta ou descentralizada, você não terá um corte abrupto no desenho, seguido por uma linha branca de falta de impressão, seu desenho continuará até a borda da folha, assim como foi feito, afinal ele está localizado após a margem no qual a página foi cortada, talvez com essa representação dê para entender melhor o conceito:
O outro motivo que eu já li sobre, se refere à habilidade manual e motora do desenhista, diz-se que ao chegar a um limite do desenho, o desenhista perde qualidade no traço, ou seja, ao chegar perto do fim da folha ou do fim da área onde você vai encaixar o desenho, seu traço perde qualidade, sendo assim, ultrapassando a linha de corte, e até mesmo a zona milimétrica após esta, você estaria garantindo que o traço que aparecerá no resultado final da página impressa estará apresentando seu traço em sua qualidade total, sem o leve declínio devido a parada instantânea do fim do desenho.
É isso galera, espero que o texto tenha esclarecido qualquer dúvida referente à sangria, muitos concursos colocam isso em seus termos e regras, e acabam por confundir, eu já fui muito confundido e demorei pra entender sobre (por preguiça como eu disse), mas é algo importante na hora de se desenhar uma página.
Até o próximo post galera!
Pingback: Como usar Folhas para desenhar Mangá - Instinto Mangaka
Obrigado pelo texto, procurei sobre o assunto em outros canais mas não tinha ficado muito claro pra mim, mas sua explicação foi muito mais simples e precisa..