MATERIAIS PARA MANGÁ 6 – Retículas 4


4.9kviews

RETÍCULAS

Todas as postagens sobre os materiais mais básicos já foram feitas, agora chegou a hora de falar dos materiais mais complexos, porem que não tem seu uso como obrigatório no mangá, ficando assim por conta do próprio autor o utilizar ou não.

RETÍCULAS (screentone)

As retículas são responsáveis por trazer ao mangá os tons de cinza, ou seja, numa linguagem bem básica, tudo aquilo que não é nem preto nem branco. Elas são quase que obrigatórias para a realização dos tons em um mangá por todos os profissionais as utilizarem, porem isso não e uma regra formada. Sendo que obras famosas tal como One Piece de Eichiro Oda e Naruto de Masashi Kishimoto fazem raros usos de retícula em suas obras, optando assim por deixar suas obras mais “limpas” , se provendo apenas do preto e branco. Porem existem muitas obras que não só utilizam muito dessa ferramenta que é a retícula, como também fazem um excelente trabalho com ela que me faz pensar como um ser humano cortou aquilo com um estilete.

Enfim, chega do contexto e vamos falar de como é utilizada a retícula nos mangás.Screentone

Primeiro, pra quem nunca viu uma retícula, elas são folhas adesivas e transparentes, seus tons de cinza se valem pela junção de inúmeros pontinhos, ou linhas em alguns casos, que são postos lado a lado em uma frequência que causa um bug no seu cérebro e enxerga aquilo como um tom cinza. A variação dos tons se dá pelo tamanho e distância desses pontinhos.

Sendo assim, pontos menores e mais distantes formam tons mais claros de retícula e pontos maiores e mais próximos entre si irão ser vistos mais escuros.

Para a utilização da retícula é necessário um estilete. Você irá destacar parte do adesivo da retícula e aplicá-lo sem força sobre a parte do desenho que você deseja que tenha aquele determinado tom, uma vez colado você ira “contornar” o desenho com o estilete e retirar o que sobrou de retícula fora da área que você queria reticular. E pronto está feito uma área com retícula. Apesar do grande esforço e paciência que são necessários para repetir esse processo em todas as paginas do seu mangá, o efeito que causa em suas paginas e incrível, o uso de retícula, com qualidade claro, melhora em muito o nível de suas obras.

Screentone sample

Porém como nada, absolutamente nada, é perfeito, as retículas não são facilmente encontradas aqui no Brasil, em nenhuma papelaria ou loja física você ira encontrá-las e mesmo na internet é difícil encontrá-las a venda. Existe apenas 1 site no Brasil que eu conheço onde é possível ter acesso a esse material, que é o da LOJA MANGAMONO. E claro, como qualquer material importado (pois elas não são fabricadas na America Latina), o preço é pouco acessível ao bolso dos menos afortunados (como eu), em relação a quantidade de consumo desse material. Seu valor é de aproximadamente R$13, 00 por unidade. Fora o frete.

Minhas primeiras retículas (e já vieram amassadas ¬¬)

Minhas primeiras retículas (e já vieram amassadas ¬¬)

Sendo estas extremamente caras, resta-nos as seguintes opções:

1- Aplicar as retículas apenas nas imagens escaneadas através de algum programa de computador de edição de imagens que possuo recursa para tal. Veja nosso tutorial de como Aplicar retículas no Photoshop.

2- Prover-se do jeitinho brasileiro gambiarra e criar você mesmo suas próprias retículas.

Bem, foi isso, espero ter ajudado e esclarecido alguns aspectos, logo mais vou ensinar como colocar retículas digitalmente através de duas plataformas que eu conheço, que são: o photoshop e o manga studio e também vou ensinar como você pode produzir suas próprias retículas físicas.

Até o próximo post galera!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 pensamentos em “MATERIAIS PARA MANGÁ 6 – Retículas