MATERIAIS PARA MANGÁ 1 – Lápis e Borracha 2


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Lápis e Borracha

Yoh.
Vou começar hoje uma série de posts que irá falar sobre os materiais que são utilizados para a produção de um mangá. Não somente os que são utilizados por mim mas também aqueles que eu ainda não tive o privilégio de comprar (risos).
Nesse primeiro vou fazer um post rápido sobre o uso de lápis e borracha, não indicando como usar porque acho que isso qualquer um sabe, mas expondo e repassando minha experiencia própria de uma forma que (espero) possa ajudar quem ler.

LÁPIS

No mangá em primeiro lugar vale ressaltar que você não vai precisar de variados tipos de lápis como 4b ou 6b e por aí a fora, a não ser que você tenha em mente uma forma de sombrear diferente da aguada ou da retícula, mas aí é outra história.
Sendo assim será usado (normalmente), o lápis comum 2b ou HB. Porém eu recomendo o uso de lapiseira nesse caso, pois sua ponta fina lhe permite fazer melhor uso de detalhes e deixar o desenho mais leve para ser apagado após o processo de arte-finalização.
Nessa ocasião poderiam falar: “Ah. eu não gosto de usar lapiseira porque sempre quebro a ponta, é muito fina!”
E é por exatamente esse motivo que eu recomendo a lapiseira, para um iniciante é normal ele fazer os traços com força como se fosse matar o papel, mas se você erra, você perde aquilo tudo que você fez porque não existe uma borracha milagrosa que apague um traço feito com muita força em qualquer folha, então você tem de recomeçar o desenho do zero, ou se resolver “apagar” vai ficar aquele borrado horrendo que vai reduzir a qualidade da sua obra em 80%.

Sendo assim uma lapiseira é o melhor método de se treinar para fazer o desenho leve, é quase como uma obrigação, ou você vai desenhar leve ou vai quebrar o grafite a cada traço, eu aprendi assim e acredito que essa dica possa ajudar muitos que estão começando.
Outra ferramenta que envolve o lápis/lapiseira, é o uso de grafite colorido, que na maioria dos casos é utilizado a cor azul, numa variante que é chamada de “azul não fotografável”, este tom de azul não aparece em uma digitalização, e por isso é aconselhável utilizá-lo para fazer o rafe/esboço dos desenhos da página, esse é o mesmo azul que é utilizado nas marcações dos papéis profissionais para quadrinhos.
Muitas pessoas fazem os esboços tão fortes e marcados que confundem o esboço com o desenho real na hora de arte finalizar, nesse caso o uso de um grafite colorido é ideal, mas veja bem, o grafite tem de ser apagável, não adianta pegar sua caixa de lápis de cor para fazer o esboço e depois conseguir apagar o traço a lápis e não o esboço.

 

Saraiva Lapiseiras

 

BORRACHA

Não tenho muito o que falar em relação ao uso da borracha, exceto qborrachasue existem vários tipos de borracha sendo umas melhores e outras não, claro que quem está começando não pode investir tanto assim na compra de uma borracha profissional que custe R$12,00 cada. Mas é recomendado que se tenha mais de uma borracha, e de diferentes tipos para cada ocasião, por exemplo:

  • Uma borracha macia que apaga com facilidade para as cenas em que você errar.
  • Uma borracha ou fina ou uma lapiseira borracha para apagar áreas detalhadas.
  • Uma borracha mais resistente e durável para apagar toda a página após a arte finalização, utilizando a primeira para apagar os restos de grafite que podem ter sobrado na folha após esse processo.

 

E mesmo parecendo inútil dizer isso, tomem (e muito) cuidado na hora de apagar a página para eliminar todo o desenho a lápis, parece o momento mais chato da criação do mangá (e realmente É om momento mais chato) mas ele é importante e deve ser feito com cuidado parar garantir que não irá borrar sua folha e principalmente amassá-la, isso já ocorreu comigo inúmeras vezes. Estar apagando o canto da folha e amassar o papel por estar apagando com muita força na direção contrária. Então tomem muito cuidado com isso.

E dado o momento que sobrar um bom dinheiro e você queira investir um pouco numa boa borracha, eu aconselho a compra da borracha da marca MONO, ela é cara e importada (por isso é cara), você não vai achar ela em qualquer papelaria, mas ela é muito comum em papelarias na liberdade em São Paulo, e em alguns sites. Vale a pena adquirir pois ela realmente é ótima, apesar do preço.

Borracha MONO

Outras alternativas tão boas quanto a Mono porém mais em conta, são as borrachas da Pentel e da Staedtler.

Saraiva Borrachas

 

Esse foi o primeiro post sobre materiais de uso no mangá, logo estarei postando mais, com os materiais próprios de uso no mangá, como papel, mesa de luz, curvas, pena entre outros.
Até lá!

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