MESA DE LUZ
Hey Galera!
Continuando a série de posts sobre os materiais utilizados para a produção de um mangá hoje quero falar sobre mesa de luz.
É um recurso um pouco caro, porém muito importante e útil. Embora seja de uso totalmente opcional, a mesa de luz é uma grande ferramenta de trabalho que pode muitas vezes salvar sua pele, ou no caso, sua folha!
Como eu disse no post sobre réguas, essas mesas tem como distribuidora aqui no Brasil a marca da Trident que é especializada em materiais profissionais de desenho, (e não, não estou ganhando nada por essas propagandas (risos)).
O preço dela varia entre R$400,00 uma portátil e R$1700,00 uma profissional. Mas há formas de conseguir fabricar uma destas a partir de certos materiais fazendo com que seu custo seja um pouco diminuído, porém seu trabalho aumentado.
Todos já copiaram desenhos aplicando um papel sobre o desenho que se gostaria de copiar e o contornando para que ficasse como uma Xerox daquela figura. O que na época de criança era conhecido como “passar por cima”. Bem, a mesa de luz leva isso a sério e sua utilidade é exatamente esta, copiar a imagem de uma folha e transferi-la para outra. Em muitos casos ela pode ser utilizada para arte finalização onde, por exemplo, você faz duas versões do mesmo desenho a lápis utilizando a mesa de luz, e quando for artefinalizá-lo, caso ocorra algum acidente, você tem ali outro desenho idêntico a aquele que foi estragado, e isso de fato é muito útil.
Outra utilidade da mesa de luz, que pode ser um pouco decepcionante para aqueles que gostam de cenários bem trabalhados e tal (como eu), é que muitos cenários fodões que você vê em mangás são imagens e fotos passadas pela mesa de luz e reproduzidas nos mangás, nada daquilo saiu da cabeça dos artistas, em partes sim, a ideia de qual cenário e ângulo seria utilizado, daí pra frente cabe aos assistentes reproduzirem o cenário com o auxílio da mesa de luz. É claro que isso não é nenhuma regra e existem cenários que saem total e inteiramente da cabeça de seus produtores, assim como também existem cenários que não são sequer desenhados, sendo eles totalmente montados no computador e inseridos no mangá via algum programa, isso mesmo entre mangás populares e famosos.
Existem também retículas que formam incríveis cenários que são recortados e colados sobre o mangá, da mesma forma que já foi explicada na serie de posts sobre screentone/retícula. Mas isso já foge do assunto mesa de luz.
O ponto importante a ser levantado aqui é que sim a mesa de luz é um investimento bom e útil, embora seja opcional.
“Certo, mas você disse que existem formas de se fabricar uma mesa de luz sem tanto custo, e aí? Como faz?”
Isso eu vou deixar para outro post, para ensinar passo a passo como fazer uma.
Espero que tenham gostado galera, e que tenha sido útil também. Até o próximo post.