FAZENDO MANGÁ 8 – SUB-ENREDOS 2


1.7kviews

FAZER SUB-ENREDOS NOS SEUS MANGÁS

 

Hey, galera, estamos nos aproximando do fim dessa série, e hoje quero falar sobre algo muito importante que muitas pessoas esquecem na hora de fazer seu mangá, talvez por se concentrarem muito na trama, personagens e desenho em geral. mas que acredito, dentro de uma história relativamente longa é sim , muito muito importante mesmo. São os SUB-ENREDOS.

Fazendo Mangá

 

Se você está pensando em fazer uma série, ou mesmo um oneshot grande (apesar de que se você leu o primeiro post do Fazendo Mangá, você viu que eu recomendo você começar com oneshots curtos, até ter pratica o suficiente pra se arriscar numa série), você não vai conseguir manter sua história por um longo prazo sem sub-enredos. E o quê são sub-enredos?

 

SUB-ENREDOS são enredos que ocorrem à parte do enredo principal da sua obra, enredos e histórias que ocorrem conjunto com os demais eventos porém que não tem relação direta com o tema principal, e não dependem nem interferem no tema principal da obra.

enredo e sub-enredos

Vamos exemplificar um pouco. Supondo que sua história tem como base uma personagem que acaba sendo levada para um novo mundo, o objetivo principal desta personagem é voltar para seu mundo original e para isso ela terá de passar por uma série de eventos até achar a passagem de volta pra casa. Isto seria a trama central da obra, para rodear esta trama, e acrescentar mais valor à personagem como também ao mundo, você pode adicionar uma série de sub-enredos ou sub-tramas que vão ajudar a tornar seu mundo mais conciso, afinal a vida de ninguém gira em torno apenas de um único caminho, várias outras coisas ocorrem na nossa vida, e estas são muito importantes para definir quem somos e como agimos, numa obra fictícia isso não é diferente.

No meio da jornada dessa protagonista ela pode ter se apaixonado por um habitante desse mundo, então teremos um sub-enredo de romance, a paixão deles não interfere no caminhar da história, embora esse sub-enredo possa ter um papel importante no rumo que os fatos tomam, como por exemplo, mudar o objetivo da personagem, que não vai mais querer voltar para seu mundo, pois ali ela tem alguém que ama.

Em sua jornada para voltar ao seu mundo ela pode ter que se virar de alguma forma para se manter viva, tendo que talvez trabalhar ou cumprir certas tarefas para garantir que terá o que comer e onde dormir, e aí teremos outro sub-enredo.

heroina sub-enredos

 

Percebe como adicionar esses sub-enredos torna a história mais rica e interessante?

Você consegue desenvolver muito mais os personagens e o mundo quando você adiciona sub-enredos na historia, eles podem te ajudar a contar partes que não seriam ou sequer poderiam ser contados se você apenas seguisse em direção ao rumo original do enredo.

E não apenas adicione esses sub-enredos no protagonista, TODOS OS PERSONAGENS TÊM VIDAS, relevantes e importantes para si próprios e para algum leitor que eventualmente possa vir a se identificar e gostar desse personagem, lembra do que eu disse no post anterior sobre fazer o leitor se apegar aos seus personagens? Nem sempre ele vai se apegar só ao protagonista, e isso é ótimo, quanto maior sua gama de personagens, melhor, porque existem milhões de tipos de pessoas no mundo, então dificilmente você conseguirá criar 1 personagem que se identifique com todas essas pessoas, sendo assim, quando você cria mais personagens, com estilos e jeitos diferentes, você está ampliando seu público. E então se adicionar sub-enredos a estes personagens, estará agregando valor a eles, e à sua obra como um todo.

Praticamente toda obra depende de sub-enredos para mostrar melhor seu mundo e torná-lo mais palpável. Quero mostrar algumas obras e demonstrar seus sub-enredos para que você entenda melhor o que estou dizendo:

 

Naruto

Ele é uma referência clara de sub-enredos relacionados aos vários personagens da série, um sub-enredo clássico que eu poderia citar é sobre o circulo amoroso que envolve a historia de Naruto, onde ele gosta da Sakura, que gosta do Sasuke, mas ao mesmo tempo a Hinata gosta dele. Este sub-enredo, se você analisar, não interfere no rumo que o mangá toma, embora em alguns momentos eles se entrelaçam (momentos que eu não posso descrever porque seria spoiler), mas eles não chegam a mudar o foco da obra. E se você acompanhou, tenho certeza que gostava desse sub-enredo, milhares de pessoas adoram o sentimento puro que a Hinata sente pelo Naruto e de fato torciam para que os dois ficassem juntos, está aí a prova clara de como um sub-enredo pode ser interessante e acrescentar muito à historia.

sub-enredo naruto

Muitas obras utilizam o sub-enredo de romance, então vou exemplificar uma que além do romance também utiliza outro tipo.

 

Homem Aranha

spiderman sub-enredosO homem aranha ganhou fama e destaque no mundo dos quadrinhos por ser o único super herói que paga contas. E este é classicamente um sub-enredo dele, que acabou o destacando das demais obras que não utilizavam. Apenas com o fato de Peter Parker ter de trabalhar e sustentar seu lar você já consegue perceber a situação financeira dele e isso torna a obra mais real, afinal de contas, quem não tem que trabalhar para sobreviver?

E para mostrar como adicionar um sub-enredo pode até mesmo engrandecer a historia a fazendo tomar novos rumos (se é que isso ainda não ficou claro), o trabalho de Parker no Clarim Diário, o faz até ganhar um novo vilão, que seria basicamente o arquirrival  do aranha, o vilão Venom. Que a principio era outro fotografo do Clarim, que se torna inimigo de Peter e do Aranha após ter seu trabalho e vida arruinados por culpa de Peter.

sub-enredo homem aranha

O romance com Mary Jane e o trabalho são os mais notáveis sub-enredos deste quadrinho

 

POR FIM . . .

Espero que este texto tenha sido útil. Criar e preencher sua obra com sub-enredos faz com que ela ganhe mais vida, e pode até decidir um novo rumo para ela, assim como trazer novas coisas a serem exploradas e assim engrandecer sua criação.  Mas fica o aviso:

“NUNCA DEIXE UM SUB-ENREDO SEM FINAL”

Todo sub-enredo da obra deve ter um final concreto para ele, que pode ou não vir junto com o término da história. Utilizando o exemplo de Naruto novamente, todos ficariam decepcionados se Naruto terminasse sem dar um fechamento para o romance de Naruto e Hinata, o leitor ficaria com a sensação de que tudo aquilo que ele leu e todo a expectativa que ele criou foi em vão, e isso é muito ruim para o seu mangá.

 

Consegue se lembrar de outros sub-enredos interessantes de obras famosas? 

Deixe nos comentários como um pequeno exercício e para contribuir com o conteúdo do site e para as próximas pessoas que lerem este artigo terem mais material de exemplo se estendendo nos comentários.

Compartilhe com os amigos nas suas redes sociais para ajudar o site a crescer, e inscrevam seu e-mail para não perder nenhum lançamento do Instinto Mangaká.

Muito Obrigado e até o próximo post!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “FAZENDO MANGÁ 8 – SUB-ENREDOS