FAZENDO MANGÁ 7 – DÊ IMPORTÂNCIA AOS CENÁRIOS 8


9.9kviews

DÊ IMPORTÂNCIA AOS CENÁRIOS

 

Nesse fazendo mangá, quero dar destaque a algo que não ganha muito destaque nas mãos dos jovens aspirantes a mangaká, o cenário.

Fazendo Mangá

 

Mesmo que você desenhe personagens incrivelmente, se seus cenários forem mal feitos ou não existirem, seu mangá ficará deslocado, esquisito e até mesmo ruim.

Treinar e desenhar personagens e cenas de ação é muito legal e divertido, devido a isso a grande maioria das pessoas que querem começar a fazer um mangá desenham seus personagens bem, mas quase em todos os casos pecam gravemente na hora de por os personagens em um cenário, ou simplesmente não põem.

Isso porque pra maiorias das pessoas (disse maioria, não todas) fazer um cenário é chato, difícil e cansativo.

Sim, realmente é chato, difícil e cansativo, mas isso faz uma diferença gigantesca no seu mangá, se os cenários fossem irrelevantes e não necessários mangakás profissionais não pagariam assistentes caros para fazê-los. E me arrisco a dizer que mesmo que seja chato no começo, na medida que você vai pegando o jeito e vê que suas cenas estão bem melhores você vai automaticamente gostar de fazer cenários, ainda vai ser difícil e cansativo. Mas é um esforço que, eu garanto, VALE A PENA!

BAKUMAN assistente cenários

 

Pegue uma página sem cenário e compare com uma que tenha um cenário de qualidade… a diferença é descomunal. Espero que até esse ponto do texto eu já tenha lhe convencido de que saber fazer cenários é importantíssimo para construir um bom mangá.

 

Agora quero explicar como treinar para fazer cenários, em quais cenas fazer ou não cenários e para que eles podem servir.

Primeiro, para você que se convenceu e quer aprender a fazer cenários incríveis para melhorar a qualidade de seu mangá eu digo: o caminho é longo.

Você vai precisar de toneladas de referencias, mas nosso amigo Google está ai pra isso, pois ninguém sabe desenhar de tudo, pense em todos os estilos de casas, árvores, prédios, ruas, piscinas, postes, pontos de ônibus, quartos, banheiros, hotéis, escritórios, boates, bares, fachadas, aeroportos…. enfim.

Existe uma infinidade de cenários diferentes para se fazer e eles mudam de acordo com tempo e espaço, um bar é diferente se ele é do seculo XIX ou do XXI e se é no México ou na Inglaterra, ninguém sabe tudo isso de cabeça, então SIM, as referencias são fundamentais para a construção de cenários.

É nessa hora que ter uma mesa de luz e dominar aquelas técnicas de cópia são úteis, para você poder reproduzir o cenário fielmente e com precisão.

Cenários 1

 

Mas não engane, ter criatividade também é valido para completar detalhes que não estão ali, ou usar aquilo como uma referencia de design, reproduzindo num ângulo totalmente diferente.

E com essas referencias você irá precisar aprender a trabalhar a perspectiva, que não é tao difícil quanto se imagina, em outro post eu vou falar especificamente sobre aplicação de perspectiva.

 

Mas por que é importante saber perspectiva para fazer o cenário?

Bem, eu diria que é importante saber perspectiva para se fazer o mangá em geral, afinal se você desenha dois personagens num mesmo quadro, e eles estão a uma certa distância um do outro, no qual um se aproxima do ponto de visão do leitor e o outro se encontra ao fundo, eles tem tamanhos diferentes não é?

Aquele que está mais próximo é desenhado maior, por sua vez o que está distante é reproduzido em menor escala, isso nada mais é que perspectiva.

Agora você tem de ter noção que o cenário também tem de seguir essa mesma linha. Como eu disse vou tratar de perspectiva mais detalhadamente em outro post, mas vou deixar aqui duas imagens, o mesmo cenário, porém um com perspectiva e outro sem, e deixo vocês concluírem a diferença de qualidade entre os dois:

Matsuro 1ª Edição - cenários

Brotherhood cenários

Consegue reparar a diferença?

Vamos falar um pouco então sobre em quais cenas deve-se fazer cenários e quais cenas dispensam isso.

Já é de conhecimento comum que nem todas as cenas deve se por cenário, se você fizer isso suas cenas vão ficar extremamente poluídas, e isso pode ser negativo em alguns casos, saber quando por cenário e quando deixar o fundo em branco é algo muito importante.

As cenas que precisam de cenário são cenas em que, por exemplo, os personagens são mostrados de corpo inteiro, ao fundo ou cenas que o cenário faz parte da ação. Os personagens não podem estar correndo no vento então se você mostrar os pés deles, eles precisam estar pisando em algo, a menos que estejam voando.

Se a cena for muito aberta às vezes também é necessário introduzir um cenário ali, você tem que entender que o leitor precisa saber onde a história está se passando, como alguém vai saber que seus personagens estão num cemitério, se você não fizer lápides ali? Como você pode fazer ele se esconder de algo ou alguém, se não houver lugar pra se esconder? Ele vai estar escondido atrás do ar?

Bem, mas como eu disse nem todas as cenas precisam de cenário, closes normalmente não os utilizam, pois o grande foco da cena é a expressão do personagem, em alguns casos, você pode até ignorar os quadros e fazer a cena de close sem uma borda o delimitando e vazando para outros quadros para dar destaque, nesse caso o cenário é dispensável.

Mas vale lembrar que tudo que você fizer em excesso se torna cansativo, só porque eu disse que em closes a presença do cenário é irrelevante não significa que você pode fazer um mangá que só tem cenas de close, isso é pedir para ter um mangá ruim, da mesma forma que fazer cenários demais é ruim não fazer nenhum é ainda pior.

O ideal é achar um equilíbrio, fazer cenários em cenas que precisam dele em 2 ou 3 quadros da página e o restante com cenas que não dependam dele, para se ter uma narrativa interessante e não cansativa deve-se abusar das cenas, dos quadros e dos ângulos, buscando variar ao máximo. Pelo menos é assim que eu vejo, fazer três cenas de close do rosto do mesmo personagem seguidas é extremamente cansativo, tanto pra quem lê quanto pra quem desenha.

Cenários 2

 

Os cenários servem não apenas para mostrar ao leitor o local onde a cena está acontecendo e enriquecer a qualidade da obra, ele tem outras utilidades que podem e devem ser exploradas .

Uma delas é fazer o leitor entrar na história, o cenário é a representação mais clara do mundo que você criou, ele é a porta de entrada para aquele universo e isso deve ser explorado, vamos supor que você crie um manga medieval com ogros e elfos andando livremente pelas ruas, o cenário é quem vai dar ao leitor a aparência e a vivencia desse mundo, muito além de dar um simples espaço para aquilo acontecer, ele irá contar uma história a parte para o leitor, ao ver uma ponte destruída, ao ver uma espaço-nave estacionada, essas imagens contam histórias sem que você precise falar sobre elas.

Vou dar um exemplo:

Seu personagem passeia numa avenida;

No primeiro caso, passam bastantes carros tecnológicos e pessoas ao fundo, o cenário é limpo e iluminado com neon, acima de um prédio um outdoor reluz com uma propaganda de um cruzeiro para marte.

No outro caso, o mesmo personagem andando na avenida, ao fundo ruas desertas e papéis voando, janelas quebradas e o outdoor  levemente velho e rasgado tem a seguinte mensagem: “proteja seu país!” Com a foto de um soldado.

Tenho certeza que você consegue ver os exemplos e entender perfeitamente o mundo no qual essas duas cenas acontecem.

Esclarecendo, o fundo de uma cena por si só já te diz como é a historia desse mundo, você não precisa explicar que seu mangá se passa em 1890 se você fizer cenários de 1890 , é simples.

 

 

FUNÇÃO DE PAUSA

 Como assim pausa? 

Quando você está mostrando os acontecimentos de uma cena chegando ao fim, e você quer demonstrar uma passagem de tempo ali, para poder seguir a próxima cena (ou seja, você quer fazer com que o leitor entenda que ali o tempo passou e o que está sendo mostrado é outro tempo ou lugar).

Essa seria o que eu chamo de função de pausa, pausa porque faz com que o leitor realmente pause sua leitura, outros autores também se referem a isso como tempo de respiro, é onde o leitor tem um tempo para se acalmar dos acontecimentos da obra.

Mas isso não precisa levar vários quadros para acontecer, em quadrinhos é diferente de cinema, com uma simples cena de um cenário qualquer, aleatório, porém condizente com sua obra, o leitor já deu essa respirada e pode voltar a ler os novos acontecimentos.

Colocar um cenário ali é sempre um bom recurso para passagem de tempo ou mudança de espaço, mas como eu disse esse cenário deve condizer com sua história, você não vai usar uma passagem de cenário futurista para um mangá medieval.

 

FREE 29

Então com essa pequena pausa para respirar, eu termino o artigo agora. Espero que o artigo tenha sido de alguma utilidade, e que tenha conseguido passar a importância dos cenários para todo quadrinista.

Veja também nosso vídeo sobre cenários clicando AQUI.

Você tem dificuldade com o desenho de cenários? Deixe nos comentários, isso vai me ajudar a saber o que vocês precisam para poder ajudar!

Compartilhe com os amigos nas suas redes sociais, e inscrevam seu e-mail para não perder nenhum lançamento do Instinto Mangaká.

Muito Obrigado e até o próximo post!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 pensamentos em “FAZENDO MANGÁ 7 – DÊ IMPORTÂNCIA AOS CENÁRIOS

  • Rafaela Rai

    Eu comecei a desenhar pelos animes, e Antes eu não sabia fazer quadrinhos corretamente. quando comecei a desenhar, mas agora com essas dicas eu vou tentando melhorar minha forma de desenhar cada vez mais agradeço muito. Começarei a acompanhar vocêis.

  • Gabriela Pontmercy

    Gostei muito do post, tenho muita dificuldade em fazer cenários então antes eu simplesmente não fazia (ou fazia uma coisa bem simples, um objeto aqui, um móvel ali..) agora eu vejo a falta que eles fazem. Também tenho um pouco de dificuldade para fazer os personagens em diferentes posições e encaixar eles no cenário; treinando perspectiva eu consigo melhorar isso?

    • Claudio Henrique

      A eu consegui entender a idéia, porém eu tenho muita dificuldade em desenhar cenários, e o pior é que eh tô tentando mesmo assim,pra mim que sou um armado completo,não parece tão ruim,mais aposto que pra um profissional,estaria um dos piores lixos