FAZENDO MANGÁ 4 – AMBIENTAÇÃO E ENREDO NO MANGÁ 5


1.7kviews

USANDO AMBIENTAÇÃO E ENREDO

NO SEU MANGÁ

 

HEY galera,

No último post vimos a diferença entre ambientação e enredo, agora quero passar para vocês, como utilizar esse conhecimento dentro dos seus mangás, de forma a melhorá-los e torná-los mais reais. Vamos lá.

Fazendo Mangá

 

Ambientação e enredo dentro do mangá.

Uma vez que sabemos que ambientação é o local não apenas físico mas também histórico e social no qual a história acontece, e trama ou enredo são os acontecimentos que iremos presenciar ao longo dessa história. Entendemos que qualquer tipo de história necessita dos dois, afinal sua história não vai se passar no meio do nada e permanecer ali, ou vai se passar num mundo onde nada acontece, senão não faria sentido criá-la.

Primeiro preciso expor que qualquer fundo é uma ambientação, porém existem ambientações que por si só já atraem o público grandemente, por sua curiosidade em saber como aquele mundo proposto funciona, e outras que são mais cotidianas e comuns.

 

Há algum tempo eu assisti um filme que se passava num mundo habitado em sua maioria por vampiros, e para tanto havia sido formada uma verdadeira sociedade vampírica, onde os carros tinham proteção contra o sol, existiam túneis subterrâneos para a locomoção durante o dia, e humanos eram cultivados em máquinas produzindo sangue que seria vendido em mercados, porém esse mundo enfrenta uma crise pelo fato de o sangue estar acabando e quando um vampiro para de beber sangue (segundo o enredo) este perde sua civilidade e se torna um monstro. Só isso já faz do mundo algo interessante do qual você quer saber mais, se aprofundar, e entender como ele funciona.

Caso tenha se interessado, o filme se chama “DAYBREAKERS”  no original em inglês, traduzido para o Brasil como “2019  O ANO DA EXTINÇÃO”. Eu recomendo!

daybreakers - 2019 o ano da extinção - ambientação

Daybreakers / 2019 o ano da extinção

 

Então criar uma ambientação interessante já ajuda em muito na qualidade de sua obra. Porém tem que lembrar-se de que a ambientação tem de ser necessária na história, o enredo apenas poderá ocorrer devido a existência daquela ambientação.

Vamos usar esse mundo dos vampiros como exemplo, criar uma ambientação complexa igual essa e ter como enredo um caso de familiar onde o homem descobre que está sendo traído e tem que decidir se ele deve pagar na mesma moeda ou simplesmente terminar seu relacionamento de anos, ou ainda perdoar sua mulher, enfim, esse enredo não depende da ambientação, qualquer pessoa pensaria:“Legal mas e daí? O que essa história tem a ver com o mundo de vampiros?”

 

 

Ambientação

Criar um ambiente interessante para sua história ocorrer é uma tarefa complexa e difícil, mal sabemos como o nosso mundo funciona, imagine criar um novo, com regras, culturas e leis próprias. É um desperdício de energia e tempo pensar em tudo isso e não aproveitá-lo ao máximo concorda?

E vale lembrar que mesmo com uma boa ambientação, se o enredo for fraco, a história vai ser uma porcaria. Porque é possível fazer uma boa história com uma ambientação simples, porém independente de quão majestosa seja sua ambientação, é o enredo que vai ser apresentado pras pessoas e vai fazer elas gostarem da história ou não.

Sem um enredo cativante, sua obra vira um documentário. Ela se trata apenas de descrever o mundo e o comportamento das pessoas nesse mundo fictício.

 

Acredito que esse é um detalhe importante que é bom se ter em conta na hora de criar um mangá ou qualquer tipo de obra literária, seja um filme, um livro, jogo, série ou novela.

Então comente o que achou, compartilhe para os amigos criadores, espero ter ajudado e até o próximo post!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 pensamentos em “FAZENDO MANGÁ 4 – AMBIENTAÇÃO E ENREDO NO MANGÁ