TEMAS E MAIS TEMAS
Hey galera, continuando esta série na qual eu explico, segundo meu ponto de vista, a melhor forma de se começar a fazer um mangá, hoje vou falar de temas. Qual tema você deve abordar na sua história? Quais temas são mais fáceis de serem trabalhados? E coisas desse tipo. Vamos lá!
Bem, a primeira coisa que vou fazer é desmentir o que eu disse antes. Não existe um melhor tema para se fazer seu primeiro ou último mangá, e o tema mais fácil de se fazer é aquele do qual você mais gosta e melhor entende claro.
Não tem motivos para você, na sua primeira criação, fazer um mangá sobre um tema do qual você não tem conhecimento e nem gosto por ele. É como um ateu escrever uma música gospel, não há lógica.
Agora que chegamos ao ponto de que você deve escrever sobre o que mais lhe agrada, vamos falar sobre publico alvo.
-O QUE É PUBLICO ALVO?
Público alvo se trata do público para o qual, ou com o qual aquela obra ou produto conversa, ou seja, para quem aquilo foi feito.
Exemplo:
Um quadrinho infantil (cartoon) tem como público alvo crianças.
Um site de filmes, seriados e games, tem como público alvo, nerds e aficionados por cultua pop e tecnologia.
Se você vai vender, ceder, distribuir qualquer produto, esse produto logicamente terá um público alvo, que não necessariamente vai ser o único comprador do seu produto, você pode lançar um skate e ser comprado por uma senhora de idade, por exemplo, quem disse que uma senhora de idade não pode fazer um flip?
Enfim, criando seu produto, você cria automaticamente também, um público para o qual o seu produto é destinado, e isso obviamente depende do produto que você irá vender e o que contém esse produto. Indo para o nosso lado, se referindo a mangá. Existem diferentes categorias de mangá, separados por idade e sexo, as categorias mais populares se referem à:
Shonen– mangá para meninos de 8 à 18 anos aproximadamente.
Shoujo– mangá para meninas de 8 à 18 anos aproximadamente.
Seinen– mangá para adultos
Kodomo– mangá para crianças em geral.
(veja mais sobre isso no meu artigo: Gêneros de Mangá)
Escolhendo o tipo de mangá que você irá produzir você automaticamente delimita seu publico alvo. E claro, também se impõe certos limites do que vai poder usar no mangá ou não, você não fará um mangá kodomo com uma cena ecchi, nem colocará lutas e pancadaria em um shoujo, então escolher pra quem irá dirigir seu mangá também implica em certas regras que você deve seguir.
No meu caso, eu faço mangás shonen (ou shonen manga), destinado à adolescentes até jovens adultos. Então eu não posso por cenas extremamente fortes nos meus mangás, pessoas decapitadas e órgãos à mostra, cenas de sexo explícito e moderar cenas que envolvem temas muito polêmicos, como uso de drogas, incesto e coisas assim.
Lembrando que não existem regras para quase nenhuma produção artística, mas a partir do momento que você se desprende das regras, você se desprende também das classificações e da publicação em certas editoras.
Então especificar bem para qual publico sua obra se destina é sempre algo bom, porque assim você consegue se situar melhor no que você irá fazer sem perder o foco e acabar colocando elementos para todo o público que podem acabar por atingir o gosto de nenhum.
Fica essa dica.
Caso queiram ver um pouco mais sobre temas, assistam meu vídeo, disponível no canal do Instinto Mangaká no Youtube: Fala+Desenha – Tema, Público Alvo e Faixa Etária A1N02
Comentem suas próprias experiências em relação a isso, será muito útil saber a opinião de vocês sobre os temas na criação de seus mangás.
Se você quer aprender a desenhar do zero, de maneira fácil e rápida. Eu recomendo o curso Método Fanart feito pela Mayara Rodrigues. Se quiser conhecer, só clicar na imagem abaixo:
Muito obrigado pela leitura, espero ter te colocado um passo mais próximo do seu primeiro mangá.
eu estou tentando fazer uma manga mais estou meio com o pe pra traz ´pq nao sou muito bom em desenhar e a historia esta no comeco e ainda tou criando meus personagens eu queria algumas ideias de vcs sobre a minha historia ?? se vcs poderem me ajudar eu agradeco de coracao e mais uma pergunta se meu manga ficar pronta aonde eu mando ele
Eu queria tirar uma duvida…. Vc falou que quando se escrver um mangá vc deve se concentra no público alvo ou algo assim eu queria criar um mangá de ação com uma protagonista mulher que público alvo esse mangá atingeria?
Sim Quando Criar um Personagem Ele que desisde Que tipo de História Tou reproduzindo Eu pego Protagonista é vejo Como Fazer A história sé de Luta ou de superação Quem manda E Protagonista.
Mas se eu quiser misturar os estilos shoujo e shonen pode ?
Pingback: FAZENDO MANGÁ 1 - FAÇA - Instinto Mangaka
Oiiiiii