FAZENDO MANGÁ 1 – FAÇA 25


14.3kviews

Como fazer mangá? Apenas faça!

Hey galera!

Vou começar agora com vocês uma nova série de postagens, cujo nome é o nome que está aí no título (risos).

Para aqueles que não sabem e/ou nunca se interessaram, eu faço mangá há mais de 10 anos e, nesse meio tempo, eu acabei aprendendo algumas coisas. E para ajudar aqueles que estão começando a se aventurar nestas águas, vou tentar explicar o processo de criação e produção de um mangá, na minha visão, claro.
E para dar inicio a esta série vou passar o conceito introdutório da criação. Espero que possa ser útil e vamos lá!

 

Fazendo Mangá

Se você esta lendo isto é porque tem interesse em criar mangás, ou porque está sem nada para fazer da vida. Se você faz parte do primeiro grupo, deve ter passado pela duvida de por onde começar a fazer sua história em quadrinhos, que tipo de historia fazer, em que formato, com quantas páginas e blá blá blá…


A primeira coisa que eu particularmente aconselho que você faça é um ONESHOT, simples e direto, com cerca 20 páginas ou um pouco mais, mas não tantas. Por que?

Faça um oneshot

Ao fazer um oneshot, você vai primeiramente ter a experiencia de fazer uma história ir do começo ao fim, o que é muito importante. Se fazê-lo em poucas páginas poderá terminar mais rápido e sentir que é capaz, vai perceber que e possível fazer um mangá e não é tão difícil quanto você imaginava (claro que não vai ser lá tão simples assim, mas tenho certeza que irá se surpreender), ao prolongar demais sua criação você corre o risco de abandoná-la (como eu já fiz com vários de meus mangás) e acaba empacado sem nunca conseguir terminar o que começou.



mangaka- akira toriyama

Independente da área, você vai ouvir de qualquer profissional que “seu primeiro trabalho nunca será o trabalho da sua vida”, e nem de longe o seu melhor. Então não se prenda à isso, a maioria das pessoas quer fazer uma série longa de cara porque está acostumado a ver isso, quer dizer, ele vê sucessos como One Piece e Bleach, entre outros que são gigantescos, e quer fazer algo assim, sendo que ele nunca fez um mangá sequer, os autores desses mangás e de qualquer outro, antes de conseguirem essas séries longas fizeram inúmeros oneshots. Então não queira se achar melhor que eles, comece de baixo e aprenda aos poucos como fazer um mangá.


Outro aspecto que acho muito importante ressaltar, e que eu ouço de muitas pessoas é que estão se preparando pra fazer seu mangá, que só vai começar quando melhorar seu traço e etc. Sinceramente, não vejo problema em querer melhorar e evoluir, mas a grande maioria das pessoas acaba usando essa afirmação como uma desculpa subconsciente e acabam nunca fazendo de fato seu mangá, não existe um ponto em que você esta perfeito, você sempre pode e vai melhorar, não existe uma tabela de bom o suficiente para fazer mangá.


VOCÊ SÓ FICARÁ BOM EM FAZER MANGÁS, FAZENDO MANGÁS!

 

Experimente pegar o primeiro e último capítulo de qualquer série e veja a diferença na qualidade do desenho, no “traço”. É gritante, você acha que quando esse autor começou ele pensou: “Não vou fazer ainda porque meu traço ainda não está bom“?

Vamos fazer esse teste:

One piece

À esquerda página do 1º capítulo de One Piece x À direito página do capítulo 701

 

À esquerda página do 1º capítulo de Bleach x (Alguém sabe de que capítulo é essa página? rs)

À esquerda página do 1º capítulo de Bleach x (Alguém sabe de que capítulo é essa página? rs)

Enfim…
Se estes autores tivessem pensado isso, hoje você não conseguiria sequer fazer essa comparação porque ele não teria nem feito o mangá, não teria sido publicado e nunca teria a chance de um dia ser chamado de profissional.

O mesmo aconteceu comigo em Hooligan (minha série atual) e você pode analisar minha melhora lendo todos os mangás que estão disponíveis aqui no site.

Hooligan - faça

Página do oneshot de Hooligan de 2011 X Página da série de Hooligan de 2014

Não digo isso só pela questão do desenho, não importa o quanto você treine o desenho, isso não muda sua habilidade em relação ao mangá porque MANGÁ NÃO É SÓ DESENHO, então se você gasta anos evoluindo seu desenho, saiba que vai gastar mais anos para aprender a contar uma história, aprender a enquadrar cada cena, aprender a deixar a leitura fluída e interessante ao invés de cansativa, aprender a deixar o leitor curioso e despertar sentimentos nele sem parecer que você forçou aquilo. Existem N coisas que são necessárias para se fazer um bom mangá.

Pense que você trabalha numa fabrica de carros, você ficou anos só na parte de montar a carroceria, se de repente você pretende fazer um carro inteiro, você vai conseguir?
Seu carro pode ter a melhor e mais bonita carroceria que existe, mas sem motor ele não anda, sem todos os outros componentes funcionando direito, ele não chega nem a ser um carro, ele é apenas uma peça. O mesmo se dá com os mangás.

Claro que se você estiver em uma equipe na qual cada um tem sua função, você pode só se concentrar no seu desenho sem problemas, o que na maioria das vezes em mangá, não é o caso. Então a aprenda a fazer de tudo um pouco, pois um mangá com desenho bonito sem história e narrativa, não passa de um artbook.

Para deixar claro novamente: Você só aprende a fazer mangá, fazendo mangá!

Então vá lá e faça! ^^


Se você quer aprender a desenhar do zero, de maneira fácil e rápida. Eu recomendo o curso Método Fanart feito pela Mayara Rodrigues. Se quiser conhecer, só clicar na imagem abaixo:


Espero que esse primeiro post tenha ajudado quem tinha dúvidas. Comente suas próprias experiencias e opiniões, todas serão muito bem vindas. Se você conhece alguém ao qual esse texto pode ser útil, compartilhe com ele/ela, vou ficar muito feliz em poder ajudar! 

CLIQUE AQUI PARA IR ATÉ O SEGUNDO POST DA SÉRIE.

Até o próximo post galera!

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

25 pensamentos em “FAZENDO MANGÁ 1 – FAÇA

  • Gabriel

    Meu sonho é ser um mangaká de sucesso, eu desenho meio mal ainda, não consigo desenvolver direito as historias e etc, más tenho esperança de um dia conseguir, obrigado pelas dicas, eu tenho varias ideias para começar a fazer um mangá e isso também acaba me complicando, pois não sei por qual começar, o unico passo que dei nessas ideias é desenhar os personagens más não de corpo inteiro, e agora estou praticando, desenhando de corpo inteiro, tentando fazer uma pagina pra eu ver como funciona e etc, porém ainda tem muito chão pra fazer um one shot ou um mangá mesmo, más espero conseguir um dia.

  • Brun@rt

    Tenho uma duvida
    se eu tenho uma noção de como seria o principio e o fim da serie do meu manga, e quesesse fazer um oneshot.

    O oneshot necessariamente teria que ser um dos capitulo que se passaria na historia ou o oneshot pode ser algo solto do seriado mas que revela alguns pontos do Seriado do manga?

    • instintomangaka Autor do post

      Você é livre pra fazer como achar melhor, so cuidado para não ter muitas pontas soltas, um oneshot em essência é uma historia fechada.

  • Brun@rt

    Ola Sou o Bruno Samuel sou Angolano e tambem sou conhecido como Brun@rt. quero agradecer pelas dicas. e estarei mim esforçando para colocar essas dicas em praticas , e gostaria de receber mas dicas sobre HQs

  • Leandro da Silva

    Adorei, estou começando e já estou evoluindo minha arte já tenho a historia, queria saber como começar a fazer isso e realmente você ajuda obrigado

  • Loli senpai

    foi de enorme ajuda, tenho varias ideias de histórias pra fazer um mangá, alguns até começo a escrever o “esqueleto” do roteiro, mais acabo parando, e outras nem vão pro papel.Uma coisa que realmente me identifiquei foi o fato de muitas vezes eu pensar- melhor faser um mangá quando meu traço estiver bom- e não vou mais pensar isso ( vou tentar).E, de novo, foi de grande ajuda este post. :3

  • Laury

    olá, realmente este post caiu do céu e me ajudou a pensar diferente a partir de agora, pois eu vivia dizendo que meu traço era feio e precisava melhorar e por conta disso acabava nunca começando meus mangás *o*

  • João Oliveira

    Boa noite. Tropecei neste artigo e bendita a hora. Não li em mais lado algum da internet um texto tão ciente e inspirador sobre começar a fazer mangas. Muitos parabens pelo teu magnifico post. Vou seguir o seu trabalho, muito obrigado. Ajudou muito.

  • anderson dos santos moreira

    Olá, vc poderia explicar mais certinho como se fazer oneshots?eu tenho muita dificuldade por causa do espaço,one shots podem se vender?e como diminuir o roteiro ao maximo?

  • makaayonline

    EU ACHO O Que NINGUEM ENTENDE QUANDO VAI CRIAR UM MANGA É NAS PARTES DAS HISTÓRIAS,DOS PERSONAGENS QUE NA HORA DE CADA Personagem FALANDO, PODERIA QUALQUER PESSOAS PEGAR UM MANGA FEITO E COPIAR COM OUTROS DESENHOS E FALAS MAIS ASSIM NAO PODE, PODE CRIAR UM IGUAL COM TUDO DIFERENTES DO MANGA JÁ FEITO E DESENHADO E COMPLETO DAS EDITORAS E DOS PROFISSIONAL CRIADO DOS MANGAS É ANIMES…
    PRIMEIRO: PARA CRIAR O PRIMEIRO VOLUME COMPLETO É PRECISO DE QUANTOS CAPITULOS PARA VOLUME 1 DO MANGA.
    SEGUNDO: EU ESTOU CRIANDO UMA HISTÓRIA SÓ QUE DE UMA FORMA QUE E HISTÓRIA NAO ESTOU COLOCANDO PARA CADA Personagens FALAR AINDA.
    TERCEIRO: EU ACHO QUE TODAS AS PESSOAS QUE GOSTAO E QUEREM CRIAR SEU PRIMEIRO MANGA CONSEGUE FASER PELO MENOS SEU PRIMEIRO CAPITULO DO MANGA OS OUTROS CAPITULOS VIRIA DEPOIS COMO TODOS SABEM.
    QUARTO: GENEROS DOS MANGAS É ANIMES.
    QUINTO: TRANFORMAÇÃO NOS PERSONAGENS,ROUPAS,ENTRE OUTROS UNIFORMES PODEROSOS PORQUE PODERA SER QUALQUER ROUPAS ARMADURAS OU OUTRAS COISA Que ELE VAI USAR NELE OU NELA.
    SEXTO: NOM DO MANGAS É ANIMES.

  • darkhirkey

    Gostei da postagem. No começo do meu mangá, tem exatamente isso comparado ao final do primeiro capitulo. Uma evolução na arte, e isso estava me incomodando pra caramba, por que as primeiras 10 páginas do mangá é o essencial para que ele seja um bom mangá. Mais estou com preguiça de refazer elas, uma vez que já havia refeito ano passado, e retrasado, e fico com a ideia” Será que tá bom o bastante” o problema que já formei o enredo, e alterar elas, pode influenciar nas outras páginas. :X

    • instintomangaka Autor do post

      Fico muito feliz que o post tenha ajudado, essa era realmente a intenção dele! ^^
      Espero que os próximos possam ajudar também, sucesso para você e seu mangá!

  • Saint Niw

    muito bom, bem “inspirador”. realmente não é que as pessoas que deseja criar mangás sabem ao certo qual história vão criar. também concordo que o desenho não é desculpa para começar, mas um bom começo para uma história é não começando com: “estudante com vida comum, e por algum acaso sua vida mudou por completo. – ah, lá vem com esse papo de querer dizer que tudo é “clichê”, seu hater. – eu não diria que isso é clichê(mas é), mas simplesmente quando eu tô lendo uma sinopse e as histórias começam assim, eu fecho o guia. há tantas histórias assim que parece que o povo não tem criatividade. eu considero minhas histórias complexas, mas que até uma criança entende, e nenhuma delas começa com “vida comum estudantil que muda do nada e entra trocentas ppks na vida do protagonista.
    infelizmente eu vejo nos mangás brasileiro um excesso de influência dos mangás japoneses. – isso é bom? – sim, mas até certo ponto. de início a história não precisa ter um puta enredo, mas pelo menos tentar usar a imaginação e deixar de lado um de início a hist´roa não precisa ter um puta enredo, mas pelo menos tentar usar a imaginação e deixar de lado um pouco as influências, todos nós temos influências, mas quando a influência que muito forte na obra, você perde a “originalidade”, isto que eu acho que está faltando.

    • instintomangaka Autor do post

      Concordo com sua colocação Saint Niw, e fico feliz que tenha gostado e concordado com as minhas ideias. O objetivo dessa série de posts é ajudar aqueles que querem começar mas se encontram em um mar de dúvidas e acabam por nunca criar nada. Quero conseguir estimular todos que tem vontade a fazerem seu próprio mangá, comics ou qualquer tipo de projeto!
      Gostei muito do seu comentário e posso até mesmo usar muitas das coisas que você disse em algum dos posts futuros. Obrigado pela contribuição!