PORQUÊ FAZER UM STORYBOARD (NAME)
Hey galera, hoje quero enumerar os motivos para se fazer um storyboard, que muitas pessoas que leram/assistiram Bakuman conhecem como Name, que é o nome que se referem no Japão. Ou também conhecido como storyline, ou outros milhares de nomes por aí…
Para quem ainda não sabe o que é um storyboard/Name que seja, ele é basicamente um rascunho da sua obra. Com desenhos simples e falas, para você ter uma visão completa de como seu trabalho ficará quando pronto. Os desenhos devem ser simples, pois aquilo não é seu trabalho final, você irá refazê-lo, sendo assim quanto mais rápido você desenvolver o storyboard, melhor, o sentido dele é te ajudar a encaixar as ideias na sua mente e não “ser bonito”, para isso você tem sua obra final onde você finalizará com tinta e tudo mais.
O storyboard deve ser feito de forma rápida e só você precisa entender o que está se passando nos desenhos, a não ser que você tenha que o apresentar para algum editor ou roteirista para aprovação. Mas se você é o único encarregado da obra, só você precisa entender o que se passa nos desenhos.
As falas devem ser feitas como elas ficarão na versão final, esse é o momento de estudo do seu mangá. Feito isso, você poderá começar a desenhar suas páginas!
Enfim, para muitos que começam, o processo de criação e desenvolvimento de um storyboard parece chato e desgastante (e realmente é), afinal você terá que fazer a mesma coisa duas vezes. Mas a grande realidade é que construir um storyboard antes de começar a fazer uma obra é de fato muito útil, e aqui vou dizer porque. Vamos lá?
1- ERROS
Na construção de uma mangá, você comete inúmeros erros que as vezes o levam a ter de redesenhar uma página inteira do zero novamente, seja por ter feito a posição de quadros de uma forma que ficou estranha quando você olha como um todo, feito o balão muito grande ou muito pequeno, e principalmente por ter feito acontecimentos que tenham que ser alterados para no futuro algo fazer sentido.
Nesse caso, possuir um storyboard garante que esse processo de reconstrução da página será muito mais rápido, menos estressante e desgastante, pois a página está apenas rascunhada, sem detalhes e ela não gastou horas para ser feita, e se gastou, foi por planejamento e construção de cena, e não pelo desenho. A parte boa, planejamento nunca é tempo perdido.
Então quanto menos você tiver que alterar no produto final, melhor, você tem o name para testar todas as coisas, ele é feito exatamente para isso, para quando você terminá-lo, simplesmente poder sentar e desenhar sua página sem medo, dúvidas e outras complicações.
2- VISÃO
Quando você faz um storyboard, você tem um visão geral da obra como um todo.
Você pode até falar:
-“Eu já tenho a visão da história inteira na minha cabeça, não preciso fazer um rascunho disso!”
Okay, é claro que você tem um visão da historia na sua cabeça, caso contrario como você planejaria criar uma historia?
A questão tratada aqui, é que mesmo com uma boa visão da historia, você não tem imaginado cada quadro de sua historia, cada ângulo e cada detalhe, você tem uma base de acontecimentos e de cenas. Mas raramente essas cenas são TODAS as cenas que o seu mangá precisa e irá conter.
No storyboard você terá uma visão de TUDO que terá no seu mangá, sendo assim você pode se atentar muito mais a perceber como cada cena está, se tem muitos quadros parecidos, tanto em disposição deles nas páginas quanto em desenho, por exemplo, cenas de surpresa com zoom no olho do personagem sendo repetidas várias vezes ao longo de um pequeno número de páginas, coisas que podem deixar a leitura um pouco maçante, e às vezes isso passa despercebido enquanto você está fazendo página por página da sua história separadamente, e quando vier a perceber, terá que redesenhar… Eu mesmo já cometi esse erro várias vezes…
Isso me leva ao ponto em que eu aconselho a sempre fazer storyboards de capítulos à frente do que você irá desenhar atualmente, isso no caso de séries, oneshots não se aplicam a essa regra até porquê se é um oneshot…
Por que fazer, por exemplo, o storyboard de 3 capítulos antes de desenhar o primeiro?
A resposta é simples, para ter ainda mais visão sobre sua obra, se ter visão do que se vai fazer nesse capítulo já te ajuda, imagine ter visão de capítulos a frente também. Suponhamos que você tenha feito um acontecimento no terceiro capítulo, mas para esse acontecimento ter sentido, precisa haver outro acontecimento que seja gatilho pra ele em algum dos capítulos anteriores, tendo os storyboars você pode rapidamente fazer essa alteração. Agora imagine se isso acontece e você já está com o capítulo 1 e 2 desenhados e finalizados, o que acontece?
São duas respostas, ou você desiste da sua ideia, ou refaz os capítulos, ao menos as páginas que precisam ser alteradas.
Porém eu não aconselho você a ir muito além, digamos, fazer o name de 10 capítulos antes de desenhar o primeiro. Por quê?
A tendência de qualquer série, e objetivo também, é ficar cada vez mais interessante. O que acontece então se você faz o storyboard de 10 capítulos do seu mangá?
Ele estará bem mais interessante, o que pode te fazer perder a empolgação de fazer o 1, que ainda não é tão legal, não que ele seja chato, é só que no capítulo 10 a história está mais avançada, novos personagens apareceram, novas tramas, mistérios e por aí vai. Isso pode ser um fator ruim para a criação e desenvolvimento da história, o autor tem que estar totalmente empolgado com aquilo que está fazendo para conseguir fazer algo de qualidade com seu potencial máximo.
É claro que isso não é uma regra, aliás, nada do mundo dos mangás e HQ’s é de fato uma regra.
Mas eu sou assim, e acredito que alguém que possa estar lendo este artigo também seja. E como o objetivo destes posts sobre fazer um mangá é ajudar, estou dizendo para que tomem cuidado, para que isso não aconteça com vocês.
3- RESPONSABILIDADE
O último fator pelo qual fazer um storyboard é essencial para a criação e desenvolvimento de uma obra de história em quadrinhos.
Normalmente se você quer trabalhar com Mangá a nível profissional, você vai trabalhar em editoras, vai participar de concursos e etc. E eles sempre terão LIMITE DE PÁGINAS, como o nome já diz, é uma quantidade limite de páginas que sua obra deve ter obrigatoriamente.
Revistas como a Jump, exigem para oneshots o número de 31 ou 45 páginas, fim. Você não pode fazer com 30 ou 44 ou 46, o número é claro e fixo. E como fazer para saber que em sua obra você vai conseguir contar tudo o que tem para ser contado dentro do número que a editora ou o concurso impôs?
Adivinha…
Isso mesmo, fazendo um storyboard!
Com um storyboard, você tem total controle da quantidade de páginas que sua história demorará para ser contada, e caso ultrapasse ou termine antes, é só alterar, lembra o que eu disse anteriormente sobre alterações no storyboard?
Um storyboard é fácil de ser alterado, então você pode mexer e mudar até encaixar no número limite de páginas e estará pronto pra desenhar sem ter problemas! Isso não é incrível?
Outro motivo que também se encaixa nessa parte, é aquilo que falei no começo do texto. Se você trabalhar com um editor como no caso de revistas como as japonesas, onde você precisa discutir com o editor sobre os acontecimentos da obra, você terá que fazer um name e mostrar pra ele, e alterar, e refazer até ficar perfeito para ser trabalhado nas páginas finais.
O mesmo vale para aqueles que querem trabalhar com roteiristas, como no caso de editoras como as “gringas”, DC, MARVEL, IMAGE e outras, você vai trabalhar seguindo o roteiro de outra pessoa.
E como fará pra saber que você está captando a idea que o roteirista tinha para aquela cena, sem ter que desenhar e refazer a página caso não seja o que ele queria?
Fazendo e apresentando um storyboard do projeto, isso te economiza tempo, esforço e estresse, tanto seu quanto do roteirista ou editor. Afinal quanto mais você tem que refazer uma página detalhada e acabada, mais tempo leva para a obra sair, e aí você corre o risco de estourar o PRAZO que é outro fator importantíssimo para qualquer um que pretenda levar quadrinhos para nível profissional. Mas isso já é tema para outro post…
Galera, espero que tenham gostado e principalmente tenham entendido a importância de se construir um storyboard antes de desenhar suas páginas, é algo que vai te ajudar de várias maneiras diferentes, tanto para quem leva o mangá como um hobby quanto para quem quer viver disso.
Comentem suas próprias experiências e opiniões quanto a fazer ou não um storyboard!
E compartilhe esse artigo com aquele seu amigo que faz quadrinhos mas não gosta de fazer storyboard pois acha chato e cansativo, talvez possa ajudá-lo!
Até o próximo post galera!
hey Jayson eu estou tentando produzir uma oneshot , isso irá me ajudar muito … mas uma coisa que estou tentando aplicar no meus ádesenhos , principalmente em céu aberto , AS NUVENS . isso tá interferindo um pouco , tem alguma dica?
não faço names ou storyboards o que vem a minha cabeça vai pro papel ai passo a caneta e mostro pra quem quero e geralmente tem bom resultado, mas eu mesmo quando olho ainda enquanto estou arte-finalizando passando a caneta e tals ja vi o que ficaria ainda mais legal e o que nem devia estar ali, mas bate uma preguiça e apenas termino mesmo e muitas vezes já termino com desanimo pq queria ter feito de um outro jeito.
Então acho valido a ideia do storyboard e queria usa-la, vou tentar qualquer hora dessas.
no caso do storyboard \name vc acha melhor fazer novamente a pagina ou apagar onde queria e redesenhar, me de uma visão geral sua desse aspecto.