FALA+DESENHA – Desenhar é Dom ou Treino? 4


2.4kviews

HEY galera,

Muito se pergunta sobre o desenho ser um dom ou ser fruto de técnica e prática. Eu costumo dizer que existem dois tipos de pessoas que defendem cada tipo de ideia, as que desenham e as que não desenham.

E este será o tema desse FALA+DESENHA!

As pessoas que desenham, e que levam isso a sério afirmam com toda clareza que desenhar é uma questão de esforço, técnica e aprendizagem. Pois sabem o quanto tiveram de se empenhar para conseguir aprender oque sabem fazer hoje, e sabem que vão precisar se esforçar muito mais para chegar onde querem.

As pessoas que defendem o desenhar como um dom, geralmente são pessoas que usam isso como uma desculpa para sua falta de capacidade de desenhar, ou para menosprezar seu esforço. mas isso não de uma forma ruim ou negativa, mas é um coisa subconsciente que a pessoa sequer percebe que o está fazendo, é uma forma de a mente retirar a própria culpa do individuo que esta dizendo que sua habilidade com desenho é fruto de um presente divino ou capacidade inata que você não desenvolveu, mas sim, nasceu com ela.

Talvez seja um vitimismo no qual a pessoa não possui culpa por não saber desenhar, ela não o sabe simplesmente porque não recebeu a graça, ao invés de ter sido por não ter se dedicado o suficiente.

Porém, a cultura do dom não está de toda forma incorreta, pois existem sim certas capacidades que alguns possuem um pouco mais de facilidade para aprender e desenvolver que outros, e a isso alguns podem chamar de dom, o que eu ainda considero extremamente errado. Porém, o desenho assim como outras atividades é uma questão de coordenação motora, e alguns indivíduos tem um coordenação motora naturalmente melhor que outros.

Mauricio-capa-site

Maurício de Souza eleva ainda o ambiente e os materiais como um fator que também contribui para o aumento dessa facilidade, é claro, pois uma criança que recebe apoio quando está desenhando tem muito mais facilidade para aprender do que outra criança que é reprovada ao desenhar, porém isso não significa que a criança que foi reprovada não poderá aprender a desenhar nunca, muito pelo contrário é perfeitamente possível que ela aprenda, porem erá muito mais dificuldade devido a falta de apoio e auxilio nessa atividade.

Isso leva muitos artistas à atribuírem a cultura do talento, que segundo o dicionario possui o mesmo significado de dom, porém sem o sentido religioso de beça divina, mas remete a uma habilidade natural superior a maioria, então você tem 2 artistas, um possui mais facilidade para aprender técnicas diferentes, e o outro possui mais dificuldade, os dois aprendem essa técnica, porém com uma velocidade diferente. isso é considerado fruto do talento, ou dom mas o fato é que os dois tiveram de se esforçar para conseguir aprender a técnica e os dois de fato a aprenderam, mesmo que tenham se esforçado em condições e níveis diferentes.

E mesmo assim, é verdade e também que em algum dado momento, por ninguém ser igual, o desenhista que tem mais facilidade pode encontrar muito mais dificuldades em aprender alguma outra técnica que o outro desenhista acabe aprendendo mais rápida e facilmente.

 

Existem estilos e estilos de desenho, técnicas e técnicas, não existe ninguém que domine todas elas, mas é fato que alguns tem mais facilidade em certas técnicas e outros em outras, ninguém é igual. Mesmo os maiores artistas da humanidade poderiam encontrar dificuldade em representar algo que hoje talvez pareça bobo, quem sabe Leonardo Da Vinci jamais conseguiria desenhar o Bob Esponja, talvez você duvide mas existe a possibilidade.

leonardo_da_vinci_bob

Para fechar, como uma prova de que o desenho se refere a coordenação motora que pode ser adquirida com a prática, veja que mesmo possuindo a capacidade de desenhar com nossa “mão ativa” por assim dizer (direita para os destros e esquerda para os canhotos), nós somos incapazes de realizar o mesmo desenho, com a mesma qualidade com a outra mão.
Se realmente tivéssemos algumas especie de poder divino que nos concedesse a habilidade de desenhar, então seria normal que pudéssemos desenhar com ambas as mãos, ou ate mesmo com os pés não?
E de fato existem pessoas que desenham lindamente com os pés, mas tenho certeza, que houve muita prática, aprendizado e frustrações até que isso fosse possível.

Então se você acredita que desenha por fruto de um dom, experimente ficar 5 anos sem desenhar nada, e veja se sua capacidade irá permanecer intacta ou terá dificuldades para representar o que antes era extremamente fácil.
E você que diz que outras pessoas desenham por dom, pare de inventar desculpas para fingir que a sua falta de dedicação não é culpa sua, todos tem a capacidade de aprender o que quiser, independente da dificuldade, basta ter garra e força de vontade para tal.

Para uma discussão mais aberta sobre esse tema, veja o  vídeo:

Muito Obrigado e deixe seus comentários com suas próprias opiniões sobre o assunto!

 

You may also like


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 pensamentos em “FALA+DESENHA – Desenhar é Dom ou Treino?

  • João De Souza

    Não sei porque essa dicotomia dom vs treino. Mesmo que a pessoa tenho dom, facilidade nata pra riscar exibindo aquele flow nos traços característico de quem faz sketch, isso não significa que ela não teve (e ainda tenha) que praticar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A pessoa pode ter dom, mas precisa exercitar esse dom para que ele se sobressaia, e uma pessoa que teoricamente pode não ter esse mesmo dom, terá que exercitar também, É o mesmo pros dois.

    • instintomangaka Autor do post

      Opah, que bom Moisés, espero que continue acompanhando e que os vídeos e matérias aqui do site continuem ajudando! ^^
      Valeu por se inscrever!