Hey galera,
Acho que o tema desse vídeo é a maior pergunta de todo desenhista iniciante.
Primeiro vale a pena definir o conceito de traço pois pode-se ter duas interpretações do que seja traço sendo elas:
- Estilo no qual você desenha e portanto te diferencia e destaca dos demais desenhistas, mesmo aqueles que estão no mesmo gênero que você.
- Qualidade do desenho em si, método utilizado para compor o desenho técnicas e afins.
Se a definição que você enxerga para traço é a primeira, então definir seu traço se trata de criar um estilo próprio, seu e unicamente seu, portanto a pergunta “Como posso melhorar MEU traço?” não faz sentido, uma vez que o traço (estilo) seja seu, como outra pessoa pode te ajudar a aperfeiçoa-lo? E mesmo que o fizesse, quem disse que você irá se adequar aos aperfeiçoamentos que essa outra pessoa fez? Isso não tornaria o SEU traço menos seu?
Sendo assim, quando você pergunta pelo método para melhorar seu traço, está querendo dicas que possam te ajudar a ver o que está ruim nele pode ser melhorado não é? Pois mesmo assim sua pergunta se faz sem sentido quando pesquisada, pois uma vez que o traço é SEU, com características SUAS, como pode existir uma resposta universal para essa pergunta em um artigo ou mesmo vídeo no youtube?
A resposta é: Não existe.
Mas ainda nessa definição de traço, podem existir algumas dicas para a criação e desenvolvimento de um ‘traço’ e estas passarei aqui.
Você pode observar seus autores preferidos, do qual você gostaria que se estilo se aproximasse, porém ao invés de copiá-los você irá usá-los como inspiração (de preferencia mais de um) hoje nada mais se cria, então misture estilos, teste outros e descubra o que vai cair melhor em você, no livro incrível de Scott Mccloud “Desvendando os quadrinhos”, ele diz uma frase muito sábia e que você que busca um traço/estilo deve aprender: “Não somos nós que escolhemos nosso estilo, e sim ele que nos escolhe”.
Essa frase não está querendo dizer e que seu estilo cairá do céu, mas de uma forma meio mecânica o nosso estilo realmente vem até nos, através do que sabemos e não sabemos, conseguimos e não conseguimos fazer, o que gostamos e não gostamos, o que vimos e o que não vimos. Tudo isso se une numa só coisa e essa coisa é seu traço. Se você desenha você já tem um estilo, todo desenhista tem o seu, mas as vezes ele não está aperfeiçoado por falta de pratica, outra vezes (talvez a maioria) ele esta dormindo pois aquele que o detém esta gastando seu tempo reproduzindo fiel e descaradamente o estilo de outra pessoa, ao invés de explorar o próprio, e é muito difícil reconhecer seu estilo depois que você gastou anos apenas reproduzindo, como uma máquina de xerox.
Qual o problema então?
É você perceber que o seu estilo já é o que você faz e está fazendo, não queira procurar algo que já está aí na sua frente. Senão esta satisfeito com ele, então trabalhe, pratique e o aperfeiçoe, direcione-o para onde você quer que ele vá, mas não tente ignorar a presença dele para começar do zero, infelizmente isso não é possível, e você só vai acabar aprendendo a ficar cego e ignora-lo cada vez mais.
Pense que seu estilo é como seu corpo, você não pode jogá-lo fora e dizer “eu quero aquele corpo malhado ali” e se mudar pra ele, você pode fazer academia exercícios e com muito esforço poderá ter um corpo tão bom quanto aquele, mas aquele em si você nunca terá.
Seu estilo não vai sair de você e nem você dele, então trabalhe nele para que ele seja o que você quiser que ele seja, veja o que não gosta e arrume, deixe o que gosta ou incremente, mas saiba que você já tem um estilo, mesmo que não goste dele, ainda.
Pingback: Você está INSATISFEITO com seu nível de Desenho? - Instinto Mangaka
Pingback: Aprender estilos diferentes de desenho é possível? - Instinto Mangaka