Esboço é por onde você começa sua obra, o desenho é a forma mais básica de se passar o que está na sua cabeça para o papel. Um esboço não deve ser detalhado, nem prendido em termos como “beleza”, os traços devem ser SOLTOS e LIVRES, e você deve ter liberdade para rabiscar, remontar e bagunçar o quanto quiser. Mas é claro que, para isso, você precisa que ele possa ser apagado após o desenho estar finalizado.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre esboço e acabam por se preocupar demais, tirando a naturalidade que é, de fato, esboçar um desenho.
Aqui não existem regras e se existir alguma ela é: passe o que você quer passar pro papel, da maneira que for melhor pra você!
O que vou passar aqui não são regras para esboço e sim padrões e técnicas que podem facilitar para que você possa se adaptar a fazer o esboço de seus desenhos.
Antes de detalhar as dicas, você quer saber como aprender a desenhar em casa e por conta própria? Clique nessa imagem e veja veja o post que fiz com 5 dicas ótimas para você aprender a desenhar sozinho:
1º USE FORMAS GEOMÉTRICAS
Elas são o melhor modo, e mais simples, de representar qualquer coisa física que exista no mundo. A partir de círculos, quadrados, triângulos, retângulos, elipses… Formas geométricas que vão te ajudar a representar qualquer coisa facilmente.
O esboço da figura humana “padrão” você já deve ter visto em inúmeros lugares, então não vou me concentrar nele, e sim em esboços de figuras menos exploradas.
Vocês vão perceber que, assim que você aprende a esboçar alguma coisa, você aprende a esboçar tudo o que você quiser.
Para esboçar uma criança, por exemplo, você vai partir de um círculo, assim como no esboço de uma figura natural humana, porém você não vai transformar isso naquela forma oval, mas sim permanecer no círculo.
O pescoço da criança costuma ser bem fino – muito mais fino que de um homem adulto- de resto, você não vai fazer tanta curvatura quanto à cintura e peitoral, deixe a figura mais retangular, isso porque uma criança ainda está em fase de crescimento, então não tem músculos ainda. No caso de um menino mais “gordinho”, faça ele mais arredondado.
Se a criança é magra, então os braços são mais finos. As crianças tendem a ser “8 ou 800”: Ou a criança é muito magra ou muito gorda, ou você faz aqueles braços e perninhas bem magrinhos como o desenho abaixo, ou vai ser aquele garoto bem gordinho, bem arredondado e como os braços bem grossos.
Bom galera ainda tem muito assunto pra ser tratado sobre esboço que fica meio complicado de ficar só lendo né? Então pra saber mais dicas, aqui vai o vídeo de Dicas de esboço, você pode conferir mais vídeos no nosso Canal do Youtube.
Dê play 😉
Sketchs do vídeo:
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Bom
E pago?????????
Amei mn!!! Muito obgda <3
eu adorei essa dica. Mais eu ainda estou com duvida de como desenhar melhor eu queria uma coisa mais basica para desenho, e podem me falar os melhores papeis para desenhar por favor.
Oi Cristian. Fico feliz que tenha gostado!
Continua aqui no site que tem varias outras dicas, muitas bem básicas que podem te ajudar.
Além disso também tem um post apenas sobre papéis.
https://www.instintomangaka.com/materiais-para-manga-2/
Espero que te ajude! Valeu!
Pingback: Dica de Desenho - Expressões Básicas (1) - Instinto Mangaka