Neste vídeo eu irei explicar o conceito de aprender a aprender. Que é a técnica usada pra ser capaz de aprender QUALQUER COISA!
Não existe uma formula escrita em pedra e como se aprende a aprender, é seguro dizer que assim como cada pessoa é diferente, cada pessoa aprende de uma forma diferente.
Mas, como base no que eu aprendi até hoje eu acredito que existe uma fórmula que seja interessante, e que ao menos esteja próximo da realidade.
A formula é a seguinte:
INTERESSE > MÉTODO > PRÁTICA> MENTORES
Algumas partes dessa formula eu aprendi vendo outros canais que falam de assuntos distintos, idiomas, marketing, empreendedorismo etc, alguns temas que me interessam. E dei uma adaptada para o desenho levando em conta minha própria experiência. Vamos lá?
APRENDER à APRENDER conceitos:
MÉTODO:
Método é o estudo em si, o conhecimento que você vai buscar de diferentes formas em diversos lugares, você sabe o que precisa ou quer aprender agora você vai saber como se faz aquilo que quer aprender.
Quer desenhar, vai pesquisar vídeos, apostilas, PDFs, blogs de desenho etc. Se organize e estude, estude muito.
PRÁTICA:
Prática é o ponto onde o jogo muda, é muito fácil fazer as duas primeiras etapas, mas quase todo mundo morre na hora de aplicar na prática, até eu mesmo, já falei disso nesse outro vídeo aqui dos cards.
Se você não aplicar o método, o conhecimento, você nunca vai saber se aprendeu ou não, até porque na verdade você aprende de verdade aqui, na prática.
Todo mundo acha que se aprende quando estuda, mas o aprendizado real, o domínio vem da prática. O estudo te prepara para saber o que fazer, mas você só aprende quando você faz, mais de uma vez por sinal.
MENTORES:
Mentores são a última etapa desse quadro, pois é pra onde você vai depois que você aplicou aquilo que estudou na pratica e percebeu que algo esta errado, mas não sabe dizer o que.
É quando você vai usar o conhecimento de alguém que já aprendeu aquilo e domina a pratica para te ajudar a dominar também.
Muitas pessoas colocam os mentores lá na frente desse processo, o problema, na maioria dos casos, é que quando você não desenvolveu interesse naquele assunto, ou não estudou por conta própria, a maioria dos ensinamentos do mentor serão em vão.
É o que acontece na escola, te dão matérias que você não sabe pra que serve e não tem interesse, eles começam com os mentores, vão pro método, depois pro interesse e por ultimo pra prática, isso quando vão pro interesse e pra prática, a maioria não chega nisso, deixam isso pra faculdade que muitas vezes te dá a prática e todos esperam que você desenvolva o interesse por conta própria.
Ele vem por ultimo, pois só depois que você fez muita coisa por conta própria que você vai poder investir em um mentor, geralmente fazendo um curso dele.
Nesse espaço, de um curso, uma aula, uma palestra, você vai ter a chance de tirar duvidas e pegar dicas exclusivas para você e seu caso.
E isso tem um preço incalculável, por isso o mentor é tão importante e empresas pagam milhões para mentores, pessoas que vão ajudar uma empresa a resolver seus erros específicos.
É algo que dá muito trabalho, exige muita experiência e exige uma certa exclusividade, pois um cara não consegue ser mentor de 500 mil pessoas e responder todas as duvidas delas uma a uma certo? Não tem como dar atenção especial para cada caso.
Este vídeo foi possível graças a contribuição de nossos apoiadores:
Larissa Mubárack, Guilherme de Morais, Estúdio Armon, Donisete Lemos, Laice Snow e Cristiane Armezina.
Música do Epidemic Sound: http://www.epidemicsound.com
Quer um exemplo foda de mentora? Que eu sempre indico aqui no canal é a Mayara Rodrigues, dona de um dos maiores e mais legais canais de desenho do Brasil, e ela abriu um curso para ajudar quem quer fazer o que ela faz. Fanarts no mesmo nível que os mangakás japoneses e artistas de anime.
Se quiser conhecer ocurso, só clicar no banner abaixo: