BALÕES são uma parte importante de qualquer quadrinho!
Existe vários tipos de balões, chega a ser difícil saber qual usar e em qual momento usar, por isso nesse post vou passar um gabarito com estilo e formatos de balões e passar um conceito básico sobre cada um.
Antes vamos passar um conceito básico sobre balões: eles são responsáveis por nos trazer os textos que a história deve apresentar, com exceção de títulos e onomatopeias é claro.
Vale lembrar, sobre balões, que você deve se esforçar para deixar um espaço de respiro para o texto, não espremer o balão no quadro, ele é importante e merece ter um espaço dentro do quadro para ficar harmoniosamente encaixado com o desenho. Use fontes de fácil leitura e num tamanho agradável, de preferencia para que o leitor não precise dar zoom para poder enxergar.
Balão de FALA
Primeiro o clássico balão de fala, normalmente feito arredondado, mas podendo variar de acordo com o gosto do autor, ele é responsável por mostrar as falas diretas dos personagens. Em estilos americanos eles são ovais e horizontais, seguindo nosso padrão e escrita, já os japoneses os fazem verticais, pois seu modo de escrita segue esse padrão.
Esses balões tendem a ser arredondados, perfeitamente, através de gabaritos de elipses ou digitalmente, como também tortos e deformados com composição a mão sem deixar de ter seu estilo e visual bem definido. Alguns podem ser quadriculados ou totalmente quadrados quando representando vozes mais robóticas.
Balão de GRITO
Logo então temos os balões de grito, que são representados como bolhas estourando. Balões totalmente deformados e com extremidades pontiagudas, acredito que não exista gabarito para estes, devido a sua deformidade, e o modo como são representados serem bem característicos de cada autor.
Balão de NARRAÇÃO
Balões de narração, ou recordatórios, são caixas quadradas flutuante geralmente num canto superior da imagem, eles servem pra descrever cenas como um narrador faria em um livro, ou simplesmente demonstrar passagem de tempo, como “o outro dia” ou “2 horas depois”. Alguns artistas dão uma incrementada nos seus balões de narração emoldurando-os para se destacarem dos quadros e terem um visual mais chamativo e agradável ou, em alguns casos, mais tenebroso. Tudo depende do conteúdo do balão e da história.
A seguir uma página de Fairy Tail com 2 estilos de balões de narração diferentes (clique na imagem para ampliar):
Balão de EFEITO
O nome não é realmente esse mas vou chamá-los assim, pois pra mim é como melhor os representa, esses balões são um emaranhado de linhas de movimento e elipse partindo de um ponto de fuga único, podem destacar pensamentos agressivos ou gritantes e são muito utilizados par frases de destaque ou nomes de habilidades e poderes em mangás de luta.
Antes de prosseguir, você quer saber como aprender a desenhar em casa e por conta própria? Clique na imagem e veja 5 dicas ótimas para você aprender a desenhar sozinho:Voltando…
Balão de PENSAMENTO
Os balões de pensamento clássicos são aqueles com formato de nuvem que ao invés de uma seta apontando para o personagem falante, ou nesse caso pensante, eles tem bolinhas que levam em direção ao personagem.
Porém muitas vezes esses balões, por sua aparência infantil não são usados quando o conteúdo do pensamento é mais contemplativo, sério, agressivo ou sentimental e nesses casos não é sequer utilizado balão algum, e as palavras ficam flutuando junto com o desenho, porém para que elas não se misturem com o mesmo e se tornem algo confuso, geralmente é feita uma borda de proteção simulando um balão onde não haverá ilustração alguma (como na imagem à esquerda).
Balão de SUSSURRO
O balão de sussurro costuma ser representado como um balão comum, porém com o traçado pontilhado.
Existem obras que representam o sussurro como obalã ode pensamento, que usa bolinhas para ir até o personagem autor dafala, já que não existem regras na criação de quadrinhos.
Como dito acima, em muitas obras o pensamento é representado como texto solto no ar (inclusive Hooligan), nesses casos o autor por já ter um padrão para o pensamento, pode escolher representar o sussurro com este tipo de balão.
O que você pode fazer no seu é usar tipos diferentes pra cada coisa, por exemplo usar esses balões para pensamento e os sussurrados pontilhados. Para que seu leitor saiba qual é qual.
É isso galera, espero que tenha sido útil e que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida, sugestão ou agradecimento fiquem à vontade para comentar!
Até o próximo post!
eu entendi muito sobre os baloes servem
Gracias! Ajudou muito
É que eu estou fazendo um mangá tomaras que fique muito bom
muito obrigado me ajudou muito mesmo !!
EU NÃO MANJO MUITO DE MANGÁ EU SEI QUE A MANEIRA CORRETA DE LER MANGÁ E DA DIREITA PARA A ESQUERDA SÓ QUE TEM ALGO QUE EU ME CONFUNDO QUE É NAS FALAS DOS PERSONAGENS TEM VEZ QUE O BALÃO NÃO APONTA PRA NINGUEM AÍ EU FICO SEM SABER QUEM FOI QUE FALOU ALGUMA COISA. EU QUERIA AJUDA MANO, SE VC TIVER UMA DICA BOA E ACEITO.
Vlw ajudou muito
Nossa cara, me ajudou muito! tava na dúvida de como interpretar os balões, Valeu!
esse site é bom
gostei da explicação
Como você coloca os balões no mangá? Já vi dois jeitos de fazer isso pelo photoshop, mas não consegui utilizar nenhum dos dois.
Eu faço os balões manualmente, pois na minha opinião os balões digitais ficam muito artificiais.
Você pode dar uma treinada pra fazer manualmente também. 😉
Boa sorte
muinto legau me ajudou ah colar no trabalhou muinto obrigado zuzezo
Pingback: Fonte - Qual a melhor para sua HQ? - Instinto Mangaka