Nanquim é a tinta mais comum para arte final no mundo. As canetas descartáveis usam nanquim, as canetas Bico de pena são carregadas com nanquim, principalmente grandes áreas pretas em desenhos são pintadas com nanquim, por ser a opção mais econômica entre outros aspectos.
A tinta nanquim tem um preto bem escuro e firme, o que a faz excelente para o uso em desenho, pois mesmo um traço fino, não fica acinzentado, claro se você estiver utilizando um nanquim de boa qualidade.
Mas existe uma propriedade do nanquim que nem todos conhecem…
O nanquim assim como algumas tintas é solúvel em água, isso significa que se você pintar uma área com nanquim e aquela área tiver contato com água seu desenho vai manchar, mas isso também significa que você pode adicionar água ao nanquim para utilizar ele para pintar diferentes tons de cinza.
Adicionando água vai deixar seu nanquim mais claro, quanto mais água, mais clara a tintura se torna. isso te permite reproduzir uma escala inteira de tons de cinza, até mais que 50 (pegou a referencia?).
Essa propriedade do nanquim quando utilizada para pintura é chamada de Aguada de Nanquim.
BÔNUS
Se pouca gente sabe sobre a aguada de nanquim, menos gente ainda sabe que exitem nanquins coloridos. Isso mesmo, a mesma propriedade da tinta preta habitual, porém com cores como vermelho, amarelo, azul, marrom etc. Não existe uma variação tão grande, porém com apenas algumas cores, você pode fazer uma gama quase infinita, misturando elas e utilizando a aguada para clarear os tons gerados.
A tintura é um pouco mais opaca que o da famosa Aquarela, isso garante que mesmo folhas de menor espessura como 150g/m² ou até 90g/m² (quando não utilizado com muita água) aguentem a pintura. Além de ser mais barato dependendo da marca.
E aí? Já conhecia a Aguada de nanquim? Já havia utilizado? Vai fazer um teste? Deixa aí nos comentários suas impressões e dúvidas!